Início » Pacote Anticrime pode entrar na pauta desta semana

Pacote Anticrime pode entrar na pauta desta semana

A+A-
Reset

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assegurou na última terça-feira (19), em encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que pretende colocar em votação nesta semana, um pedido de urgência para que o Plenário vote a proposta do Pacote Anticrime.

O grupo de deputados que analisou as propostas de Moro e Moraes entregou uma cópia do texto final ao ministro do Supremo. Entre as mudanças está a ampliação da chamada transação penal, quando acusados confessam crimes de menor gravidade e podem substituir a pena por serviços comunitários ou pela reparação de dano.

Entre os pontos aprovados pelo grupo de trabalho da Câmara também constam o aumento do tempo máximo de cumprimento de pena de 30 para 40 anos; o aumento de pena para os crimes praticados com armas de fogo; e a utilização de bens apreendidos em operações contra o crime.

Ainda está proposta a criação do “juiz sem rosto” para evitar retaliações e ameaças aos magistrados. No entanto, foi rejeitado pelo grupo de trabalho a criação do chamado plea bargain, acordo após apresentação de denúncia que envolve a confissão dos crimes pelos acusados em troca de uma pena menor.

A proposta do grupo de trabalho foi apresentada na forma de substitutivo aos projetos de lei 882/19, que integra o pacote anticrime do governo, e 10372/18 e 10373/18, que tiveram origem na proposta do grupo de juristas. Os três tramitam em conjunto.

Por sua vez, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que acredita que as mudanças devem ajudar a reduzir a criminalidade. Já o ministro Sérgio Moro antecipou que defenderá a volta de uma medida que permitia o uso de agentes policiais disfarçados para interagir com criminosos, como uma “ferramenta fundamental”. Moro defende também o resgate da proposta que impede a progressão de regime de quem continuar vinculado à alguma organização criminosa. Ele acredita que ainda há espaço para negociação no pacote de medidas.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais