Início » PEC que trata da segunda instância pode ser votada ainda este mês

PEC que trata da segunda instância pode ser votada ainda este mês

A+A-
Reset

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados irá realizar, no próximo dia 30, audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, que deixa clara a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. A relatora da proposta, deputada Caroline de Toni (PSL-SC), já apresentou parecer favorável à admissibilidade do texto.

Serão convidados para debater o tema na Casa especialistas como o jurista e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz; o juiz de Direito do TJ/SP Marcelo Semer; e o presidente do Instituto de Garantias Penais (IGP) Ticiano Figueiredo.

A expectativa do presidente da CCJC, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), é de votar o texto na semana seguinte à da realização da audiência de modo que os deputados já formarão a sua convicção, se são favoráveis ou contrários à PEC. Atualmente o texto constitucional estabelece que o réu só pode ser considerado culpado após o trânsito em julgado, ou seja, após o esgotamento de todos os recursos em todas as instâncias da Justiça.

No entanto, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o Plenário da Casa só deve apreciar a PEC 410/18 após o Supremo decidir sobre o tema. Ele assegurou que não vai pautar a proposta antes dessa decisão.

O Supremo Tribunal Federal alterou, em 2016, a jurisprudência vigente até então e passou a permitir o cumprimento de sentença penal condenatória após confirmação em grau de recurso (2º grau). Esta semana, o STF retornou ao tema com o início da análise de três ações que discutem a validade da prisão após a condenação em segunda instância (veja matéria de capa).

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais