Início » Câmara dos Deputados convoca ministro da Educação

Câmara dos Deputados convoca ministro da Educação

A+A-
Reset

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar, em audiência no plenário da Casa, os cortes orçamentários na área, principalmente os realizados nas universidades federais.

A expectativa é que o ministro compareça ao Congresso já na quarta-feira, dia em que estão previstas manifestações contra os cortes da pasta.

Dez dias
No dia 10 de maio, O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, enviou ao plenário da corte, ação do PDT contra medida do governo que prevê um corte de 30% do orçamento para manutenção de universidades públicas.

O julgamento ainda não tem data para acontecer. O ministro deu dez dias de prazo para o presidente Jair Bolsonaro prestar informações sobre os cortes.

O ministro Marco Aurélio Mello, também do STF, negou, na última quinta-feira (9/5), seguimento a dois mandados de segurança que questionavam decisão presidencial.

Segundo o ministro, o decreto, por si só, “não promove o apontado corte de verbas nas universidades, o qual está sujeito a decisão no âmbito da pasta a que vinculadas, e não do chefe do Executivo federal”. Por isso, o argumento de haver o decreto não está na competência do Supremo.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais