Um levantamento do Sebrae, baseado em dados do Banco Central , apontou para um crescimento de quase 100% nos empréstimos por parte de Micro Empreendedores Individuais (MEIs). No primeiro trimestre de 2021, 770 mil MEIs tomaram algum tipo de empréstimo. Por outro lado, no mesmo período deste ano, 1,4 milhão de microempreendedores recorreram ao crédito.
A Caixa Econômica Federal (CEF) oferece uma linha de crédito especial para microempreendedores individuais, sejam eles Pessoas Físicas ou MEI. Já o Governo Federal oferta o CRED+, o Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios.
Mais recentemente, o governo editou a Medida Provisória do Programa Acredita, que cria linhas especiais de crédito para a categoria de microempresas. O governo também enviou um Projeto de Lei sobre a medida, que deve voltar à discussão na Câmara nesta semana.
No primeiro trimestre de 2024, 6,5 milhões de pequenos negócios tomaram empréstimos no Brasil, de acordo com o Banco Central. Na comparação com 2016, que contou com o registro de 2,8 milhões de microempresas na busca por créditos, o resultado foi o maior em oito anos.