Início » STF mantém suspensão das “emendas Pix” após pedido do Congresso

STF mantém suspensão das “emendas Pix” após pedido do Congresso

Decisão de Flávio Dino exige critérios de rastreabilidade para transferências das emendas Pix

A+A-
Reset

O Congresso Nacional recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a suspensão das chamadas “emendas Pix”. Decisão essa que foi mantida pelo ministro Flávio Dino na quinta-feira (8). As emendas Pix permitem a transferência especial de recursos da União para estados e municípios por indicação individual parlamentar.

emendas Pix

Parlamentares destinaram R$ 6,7 bi em “emendas Pix” em 2023 – Foto: Divulgação/Conselho Nacional de Justiça

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou a suspensão. Ele argumentou que esse tipo de emenda “não atende a critérios mínimos de clareza quanto à destinação dos recursos”. Em resposta, o Congresso afirmou que a ação confere “autonomia desmedida” ao Executivo sobre o controle do Orçamento. Isso violaria a divisão de Poderes garantida pela Constituição.

 A pretensão de subverter essa divisão constitucional, delegando ao Executivo uma autonomia desmedida sem a devida regulamentação legislativa, implica um atentado às determinações constitucionais que estruturam o Estado Democrático de Direito”, diz o recurso.

Além disso, argumentou que a interrupção dessas transferências pode prejudicar o interesse público, especialmente em setores como saúde e obras públicas, gerando “enorme insegurança jurídica.

Defesa das emendas Pix

Os advogados do Congresso defenderam as emendas Pix, sustentando que elas são constitucionais e essenciais para garantir flexibilidade e autonomia aos estado e municípios. No entanto, reconheceram a necessidade de maior rastreabilidade dos recursos. Eles também ressaltaram que é prerrogativa do Legislativo, e não do Judiciário, definir os critérios para o próximo Orçamento.

O ministro Flávio Dino, ao manter a suspensão, estabeleceu que as transferências só poderão ocorrer mediante o cumprimento de critérios de rastreabilidade e transferência. Salvo apenas para execução de emendas relacionadas a obras em andamento e situações de calamidade pública.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais