A legislação que estabelece as novas regras para a publicidade de apostas online entrou em vigor nessa quinta-feira (1º). Contudo, um levantamento da Folha de S.Paulo revelou que mais de 3.500 vídeos promovendo cassinos virtuais continuam a circular no YouTube.
A portaria define responsabilidades para anunciantes e plataformas, incluindo a proibição de divulgação para menores e a necessidade de alertas sobre os riscos envolvidos. No entanto, plataformas como o já citado YouTube, TikTok e Meta ainda abrigam conteúdos que promovem estratégias e sistemas de apostas. Muitos dos quais, inclusive, fazem uso de táticas de marketing de afiliados.
Além disso, os vídeos frequentemente mostram métodos como previsões de resultados com IA e dicas para “vencer” apostas. Os conteúdos também promovem o “jogo do tigrinho” e outros jogos de azar como alternativas de investimento, infringindo as novas normas de jogo responsável.
Meta não pronuncia sobre apostas online
A resposta das plataformas às regulamentações, no entanto, tem sido mista. O próprio YouTube, por exemplo, afirma que tem políticas contra a promoção de apostas não autorizadas. Porém, a persistência de links afiliados e vídeos que desafiam essas regras sugere lacunas na moderação.
Segundo dados da empresa, entre janeiro e março de 2024, a plataforma removeu mais de 8 milhões de vídeos, sendo a maioria dos casos detectados por automação.
Já a Meta e o Tiktok não se pronunciaram sobre a nova portaria. A nova legislação também estabelece que, a partir de 2025, empresas de publicidade na internet terão a responsabilidade de remover anúncios não conformes após notificação da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA). Assim, as plataformas serão obrigadas a bloquear sites ou aplicativos relacionados e punir influenciadores que não sigam as regras estabelecidas.