Início » Brasil assume representação diplomática da Argentina e Peru na Venezuela

Brasil assume representação diplomática da Argentina e Peru na Venezuela

Após ruptura com governo Maduro, Brasil garantirá proteção de colaboradores de María Corina e assumirá funções consulares em Caracas

A+A-
Reset

O Brasil será responsável por representar os interesses diplomáticos da Argentina e do Peru, em Caracas, capital da Venezuela. A decisão do governo brasileiro ocorreu após ambos os países romperem relações com o governo de Nicolás Maduro. Além disso, a medida também inclui a proteção de seis colaboradores da líder opositora venezuelana María Corina Machado, que estão asilados na residência diplomática argentina.

Brasil Venezuela

Governo do Brasil assumirá responsabilidades consulares na Venezuela – Foto: Foto: YURI CORTEZ / AF

A ruptura aconteceu depois que Maduro expulsou os diplomatas do Chile, Costa Rica, Panamá, República Dominicana e Uruguai. Segundo o presidente venezuelana, a ação foi uma resposta à contestação da vitória de Maduro nas eleições presidenciais, que aconteceram no último domingo (28).

Assim, conforme a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, um terceiro Estado pode ser solicitado para proteger missões diplomáticas e o interesses nacionais do país afetado, em casos de ruptura de relações. Dessa forma, o Brasil aceitou o este papel.

Aliados do Brasil na Venezuela

Entre os asilados, se encontram figuras da campanha de Mariá Corina, além  da própria. O governo Maduro acusa eles de envolvimento em supostos ataques hacker durante a contagem de votos e de fomentar a violência no país.

Com a saída dos diplomatas argentinos previstas para esta semana, o Brasil também assumirá as funções consulares. Corina agradeceu ao governo brasileiro em uma mensagem nas redes sociais. Ela destacou a importância da intervenção brasileira.

Agradecemos o governo do Brasil pela disposição em assumir a representação diplomática e consular da República Argentina na Venezuela, e a proteção de sua sede e residência, bem como a integridade física de nossos colegas asilados na referida residência”, escreveu ela no X.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais