omeçou no domingo (28) a Agrishow, maior feira de tecnologia para o agronegócio no país. A expectativa é que a 29ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação receba cerca de 200 mil visitantes.
Nesta edição, em Ribeirão Preto (SP), a feira ocorre entre 29 de abril e 3 de maio. A cerimônia de abertura no dia 28 de abril foi fechada ao público geral, com participação de autoridades e presença da imprensa e de expositores.
Durante o evento, a estimativa é que gastos dos visitantes totalizem cerca de R$500 milhões para a economia local. Assim, no cálculo estão custos com transporte, hospedagem, bares e restaurantes, compras em comércios locais, atividades culturais e passeios turísticos.
Em termos de negócios em agropecuária, a previsão é que o evento consiga pelo menos igualar o volume recorde de R$13,2 bilhões de 2023. De acordo com os releases da Agrishow, os 800 expositores apresentam ao mercado colheitadeiras, tratores e pulverizadores, além de tecnologias de monitoramento e de gestão de fazendas.
Ademais, o debate de parte das inovações com origem no desenvolvimento de inteligência artificial, automação de processos, agricultura de precisão e fontes alternativas de energia ocorrerá em uma área específica, a AgrishowLabs. Além disso, a feira promove discussão sobre o mercado de trabalho com o ‘Agrishow pra Elas’. Neste tópico, o tema central é a participação de mulheres no agronegócio com troca de experiência entre as que trabalham na área.
Momento da Agrishow
Esta edição acontece em um contexto com baixa nos preços das commodities, eventos climáticos extremos com prejuízo às lavouras e taxas de juros em alta para financiar novas máquinas. Inclusive, o ritmo de cortes na taxa de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) pode desacelerar com a mudança de meta fiscal e desafios do cenário internacional. Por outro lado, o setor agropecuário conta com bom momento nas exportações. Em 2023, a produção do setor cresceu 15%.