Início » Senado debate áreas verdes nos projetos de ampliação urbana

Senado debate áreas verdes nos projetos de ampliação urbana

As áreas verdes, conhecido como cinturão verde, são as áreas de vegetação que contorna uma cidade. Isso com o objetivo de conter o avanço da ocupação sobre áreas agrícola

A+A-
Reset

Audiência pública para discutir projeto de lei sobre a introdução do conceito de áreas verdes, ou cinturões verdes, nas políticas urbana e de meio ambiente acontece nesta terça-feira (27). A reunião será promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

áreas verdes

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Leia mais! Afinal, quanto vale o Poder Judiciário? – Análise

O Cinturão verde é a área de vegetação que contorna uma cidade. Isso com o objetivo de conter o avanço da ocupação sobre áreas agrícola. Bem como, áreas florestadas, mananciais de água e ecossistemas de interesse para preservação ambiental.

O pl que prevê a existência de cinturões verdes nos projetos de ampliação do perímetro urbano e a destinação de recursos e políticas para essas faixas. Além disso, o objetivo do texto é inserir os cinturões verdes na legislação nacional, como instrumentos de resiliência e adaptação das cidades frente à mudança do clima e como estratégia de proteção ao meio ambiente.

O projeto também insere os cinturões verdes no Programa Federal de Pagamento por Serviços Ambientais (Lei 14.119, de 2021). Depois de publicada a lei, se aprovada, os Zoneamentos Ecológico-Econômicos dos estados terão dois anos para indicar as áreas de implantação dos cinturões.

áreas verdes

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O PL 1.869/2022 é fruto dos debates do Fórum da Geração Ecológica, realizado em 2022, e proposto pela CMA, onde o texto tramita atualmente.

O debate terá a participação, do coordenador-geral de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, Rodrigo Dantas; do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; da vice-presidente para a região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), Andréa Vulcanis; e do consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Justus de Brito. Além disso, a comissão ainda aguarda a confirmação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

 

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais