O Ministério da Fazenda anunciou, nesta segunda-feira (26/2), o lançamento do Eco Invest Brasil, parte integrante do Plano de Transformação Ecológica do Brasil. O programa visa atrair investimentos estrangeiros impulsionar investimentos verdes no Brasil. Além disso, oferecer soluções de proteção cambial para minimizar os riscos associados à volatilidade do câmbio, impulsionando, assim, a transformação ecológica nacional. A iniciativa tem colaboração do Ministério do Meio Ambiente e de entidades internacionais.
O Eco Invest Brasil facilitará operações no mercado de capitais para empresas brasileiras captarem recursos no exterior. Além disso, promoverá o desenvolvimento do mercado nacional de proteção cambial em moeda estrangeira. Ao oferecer linhas de crédito a custos competitivos para projetos de investimento alinhados à transformação ecológica, o programa busca otimizar os recursos disponíveis no país. Além disso, incentivar a colaboração entre empresas brasileiras, investidores internacionais e o sistema financeiro global.
Além de promover uma maior integração das empresas brasileiras com investidores internacionais e o mercado financeiro global, o Eco Invest Brasil impulsionará os investimentos sustentáveis no Brasil. Ao superar barreiras que antes dificultavam os investimentos estrangeiros de longo prazo, o programa abre caminho para um futuro mais verde e sustentável, alinhado às demandas globais por sustentabilidade e inovação financeira.
Investimentos verdes no Brasil
Por meio de uma proteção cambial oferecida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil se posiciona como um destino ainda mais atraente para investidores estrangeiros, destacando-se como líder na promoção da agenda verde global. Internamente, o programa proporciona inovação ao empresariado, disponibilizando instrumentos financeiros que facilitam o acesso a financiamentos para projetos ambientais, promovendo, assim, um ambiente de investimento mais seguro e atrativo.