O Governo Federal assinou, nesta sexta-feira (5), um acordo de cooperação técnica com mineradoras. O objetivo é instaurar um plano de segurança nos municípios onde há extração de ouro. Nesse sentido, a meta é prevenir roubos de cargas por quadrilhas organizadas e fortemente armadas, que são conhecidas como “novo cangaço”. Além disso, instruir a população em casos de ataques.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) firmaram a parceria. De acordo com os representantes, inicialmente, cerca de 10 municípios onde a extração de ouro é mais agravante.
Leia mais! Mineração é responsável por 3% do PIB do Brasil
O ministro interino do MJSP, Ricardo Cappelli, disse que o acordo é essencial para proporcionar segurança ao setor mineral do país, bem como proteger os investimentos e a economia brasileira.
– Quando estabelecemos essas parcerias, estamos, do ponto de vista do Ministério da Justiça e Segurança Pública, auxiliando no desenvolvimento porque a segurança faz parte da questão do desenvolvimento – completou Cappelli.
A parceria entre o governo e as mineradoras faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, conforme o diretor de Operações de Inteligências da secretaria Nacional de Segurança Pública, Romano Costa.