Início » Lei de subvenção fiscal para investimentos passa a valer neste ano

Lei de subvenção fiscal para investimentos passa a valer neste ano

A+A-
Reset

Neste ano, as empresas não contam com a subvenção fiscal concedida por estados no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compensar despesas com o custeio, apenas para investimento. Isso porque a Lei 14.789/23, que altera as normas de tributação de incentivos fiscais, está em vigor após o presidente Lula sancioná-la em 29 de dezembro.

Leia mais! Mudanças no crédito decorrente de subvenção fiscal não afetarão os desenvolvimentos da Amazônia e do Nordeste

A iniciativa tem origem na Medida Provisória 1185/2023, de autoria do Governo Federal e apelidada de “MP das subvenções”. O texto estabelece critérios para o abatimento de valores dos benefícios no ICMS da base de cálculo de tributos federais. A partir da publicação da lei, somente o valor dos incentivos fiscais que forem usados para investimentos pode ser abatido, e não mais despesas de custeio.

A MP fez parte de um conjunto de medidas para aumentar a arrecadação. A mudança nas regras de isenção fiscal foi uma das prioridades da equipe econômica neste ano para tentar viabilizar a meta de déficit fiscal zero em 2024. Com as alterações, a estimativa do governo é arrecadar R$35 bilhões neste ano. 

Haddad defendeu mudanças na subvenção fiscal

O ministo da Fazenda, Fernando Haddad (PT), indicou a MP das Subvenções como uma das prioridades em 2023. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Juros sobre capital

Os Juros sobre Capital Próprio (JCP) é outro item que a lei altera. A modalidade é uma forma de distribuição dos lucros de uma empresa de capital aberto aos seus acionistas, para remunerar o capital investido.

O governo apresentou inicialmente uma proposta para acabar com a dedutibilidade do JCP da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

No entanto, o Congresso Nacional fez alterações no texto para manter a dedutibilidade. Por outro lado, os parlamentares limtaram o cálculo sobre a despesa com JCP. Contabilizam-se  recursos ligados a reservas de capital, reservas de lucro, exceto a reserva de incentivo fiscal decorrente de doações ou subvenções governamentais para investimentos, ações em tesouraria, entre outros.

Base de cálculo de tributos

A lei prevê que as subvenções concedidas pela União, por estados ou municípios, como aquelas em relação ao ICMS, devem entrar na base de cálculo de tributos como o IRPJ, a CSLL, o PIS e a Cofins.

Leia mais! Senado aprova MP das subvenções; governo estima arrecadar R$ 35 bi

Quando for uma subvenção para investimentos, a empresa pode obter crédito fiscal em tributos federais ou ressarcimento em dinheiro.

Subvenção fiscal

Subvenção é um tipo de subsídio concedido pelo governo. No caso da Lei 14.789/23, é um benefício tributário para reduzir ou isentar empresas do pagamento de tributos. Trata-se de um estímulo à instalação ou ampliação de empreendimentos em determinados locais. 

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais