Início » Macron não quer Mercosul

Macron não quer Mercosul

A+A-
Reset

Em um recente encontro em Dubai, durante a COP 28 – a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, o presidente francês Emmanuel Macron expressou oposição ao acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Macron, após uma reunião bilateral com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, criticou o acordo, que vem sendo negociado desde 1999 e abrange 31 países, como ultrapassado e mal elaborado.

Ele destacou contradições com as políticas ambientais do Brasil e afirmou que a versão atual do acordo não está alinhada com essas políticas. As negociações, que estavam progredindo, agora enfrentam incertezas, especialmente com a posse iminente de Javier Milei na Argentina, um crítico do Mercosul.

A resistência da França, motivada pela preocupação com a competição no setor de agronegócios, pode levar a retaliações brasileiras, e o governo brasileiro, segundo fontes, vê a posição de Macron como oportunista e prejudicial aos interesses europeus e, inclusive, aos interesses franceses no Brasil.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais