As comissões de Desenvolvimento Econômico e Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados realizam, nesta quarta-feira (13), audiência pública conjunta para debater importância do desenvolvimento da indústria de semicondutores no Brasil e seu impacto no setor produtivo. A sessão avaliará o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores, instituído pela Lei 11.484/07, e que foi renovado, em março, até o fim de 2026.
O autor do requerimento para a reunião é o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) destaca que os componentes semicondutores são a base tecnológica de praticamente todas as atividades econômicas e que a queda na produção global foi motivada pela pandemia de covid-19, bem como a guerra entre Rússia e Ucrânia.
“No Brasil, praticamente todas as montadoras de veículos automotores anunciaram pelo menos uma ou mais paralisações de suas atividades, justamente por conta da falta dos chips. Outro efeito da falta de semicondutores é o aumento do preço dos produtos que carregam chips, contribuindo significativamente para a inflação, prejudicando a economia e a esperada retomada do crescimento brasileiro”, destacou.