Após desembarcar em Nova Délhi nesta sexta-feira (08) para participar da cúpula do G20 o presidente Lula participará do lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis (GBA) em cerimônia que ocorrerá às 17h deste sábado. A aliança visa acelerar a implantação de biocombustíveis sustentáveis com apoio à transição energética global. Com a nova parceria entre países a ideia é oferecer ao mundo uma proposta concreta de descarbonização do setor de transportes.
Além do Brasil, devem assinar o acordo a África do Sul, Argentina, Emirados Árabes Unidos, EUA, Índia, Itália e Maurício. Bangladesh, Canadá e Singapura participam como observadores.
No sábado (09) o presidente também participará das duas primeiras sessões da cúpula. A primeira irá abordar a preservação do planeta como desenvolvimento verde e sustentável, meio ambiente e clima, estilos de vida sustentáveis, transições energéticas e “global net zero”. A segunda tratará da proteção de pessoas como crescimento inclusivo, progresso nos Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (ODS), saúde, educação e desenvolvimento liderado por mulheres. Já no domingo (10), Lula participa de evento sobre as transformações tecnológicas, infraestrutura pública e digital, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego.