Início » STF retoma julgamento do marco temporal na próxima semana

STF retoma julgamento do marco temporal na próxima semana

A+A-
Reset

Na quarta-feira que vem (30), o Supremo Tribunal Federal (STF), retoma o julgamento do marco temporal da terras indígenas. A nova data foi incluída no calendário de julgamento ontem (24). O processo estava pausado para análise, devido a um pedido de vista do ministro André Mendonça.

Simultaneamente, o tema da demarcação de terras também avança no Senado, por meio do Projeto de Lei 2903/2023. Na última quarta-feira (23), a proposta foi aprovada pela Comissão de Agricultura (CRA) e agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A bancada do agro corre contra o tempo para garantir que o texto seja aprovado sem precisar retornar à Câmara dos Deputados. Eles temem que o STF acabe tomando uma decisão antes da votação do projeto de lei.

Caso o projeto de lei venha a ser aprovado, os povos originários só poderão reivindicar a posse de áreas que já estivessem ocupando na data de promulgação da Constituição de 1988. Terrenos sem a ocupação de indígenas ou com a ocupação de outros grupos neste período não poderiam ser demarcados.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais