Para contribuir com a geração de conhecimento técnico e prático, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apresenta decisões do tribunal sobre “Mercados de Plataformas Digitais”, em segmentos do varejo on-line. O estudo aponta que esse nicho, que nem sempre é visto como uma plataforma digital, vem ganhando notoriedade com o crescimento de modelos marketplace (plataforma que reúne vendedores e compradores em um ambiente virtual).
O livro foi lançado nessa segunda-feira (21). A 18ª versão da série “Cadernos do Cade” apresenta estudos sobre os nichos do varejo on-line de produtos agrícolas, animais de estimação, bebidas, medicamentos, cosméticos e higiene pessoal.
De acordo com a publicação, essa modalidade representa a maioria dos atos de concentração analisados pelo Cade no período avaliado, relacionados aos mercados de plataforma digitais. “O Cade vem demonstrando que está comprometido com uma constante capacitação adequada para enfrentar os desafios impostos pela economia digital, que apresenta um ritmo acelerado de inovação”, diz trecho do estudo.
O levantamento mostra como foram realizadas as análises do Cade, observando a jurisprudência do órgão, nos processos de atos de concentração e investigação de condutas anticompetitivas em diversos setores que utilizam plataformas digitais.
Cadernos do Cade
Lançada em 2014, a série “Cadernos do Cade”, produzida pelo Departamento de Estudos Econômicos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, divulga a jurisprudência da autarquia relativa a um mercado específico, considerando seus aspectos econômicos e concorrenciais.
Acesse a íntegra do estudo “Mercados de plataformas digitais”, edição revista e atualizada.
Com informações do Cade*