Em depoimento nesta quinta-feira (03) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, Francisley Valdevino da Silva, conhecido como Sheik dos Bitcoins, optou por não responder aos questionamentos do relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP).
Na condição de convocado, Francisley usou o direito constitucional de não produzir provas contra si mesmo. “Por orientação da minha defesa técnica, irei valer-me do meu direito constitucional de permanecer em silêncio visto que respondo a ação perante a 23ª Vara de Curitiba”, disse.
Ele participou da reunião da CPI de forma virtual, porque uma decisão judicial o impede de sair de Curitiba (PR). Silva foi preso preventivamente em novembro de 2022 durante operação da Polícia Federal, mas foi solto em junho deste ano.
O depoente é o proprietário da Rental Coins, uma empresa de aluguel de criptomoedas, e investigado por supostamente participar de esquema de pirâmide financeira que causou prejuízos de mais de R$ 1,1 bilhão a investidores entre os anos de 2019 e 2022.
O relator lamentou não obter respostas aos questionamentos. “Lamento muito porque pessoas com esse perfil que praticaram fraudes poderiam se manifestar aqui, porque tem muita gente que foi fraudada, que foi lesada que poderia ouvir dele alguma sinalização”, afirmou Ricardo Silva ao final da reunião.
Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/982668-sheik-dos-bitcoins-fica-em-silencio-durante-depoimento-a-cpi/