Início » Governo anuncia reajuste no valor de bolsas de estudos na área de ciência

Governo anuncia reajuste no valor de bolsas de estudos na área de ciência

A+A-
Reset

O governo vai reajustar a partir do mês que vem o valor pago pelas bolsas de graduação, pós-graduação, de iniciação científica, além do que é pago pelo programa Bolsa Permanência. Os reajustes ficarão entre 25% e 200%.

Na semana anterior ao carnaval, o presidente Lula anunciou os novos valores. Os recursos serão bancados com aporte de R$ 2,38 bilhões dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação. Os investimentos vão suprir instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na cerimônia, no Palácio do Planalto, em que houve o anúncio do reajuste dos valores das bolsas, Lula atribuiu a descoberta do pré-sal ao fomento e investimentos em pesquisa no país.  “Se a gente não pesquisasse, a gente não tinha encontrado o pré-sal. Foram grandes investimentos em pesquisa para que a gente pudesse dar esse salto de qualidade”.

O presidente lembrou que hoje o Brasil exporta petróleo bruto e importa combustíveis, principalmente óleo diesel, por devido à falta de capacidade instalada nas refinarias.

 

Novo pré-sal

A Petrobras voltará suas atenções nos próximos anos para nova fronteira exploratória, situada no litoral norte, desde o Amapá ao Rio Grande do Norte.

Ainda pouco conhecida, a Margem Equatorial desperta expectativas no setor petroleiro. A região está localizada ao lado das bacias da Guiana e do Suriname, onde companhias de petróleo, como a ExxonMobil, já perfuraram poços com sucesso.

As novas reservas não estão abaixo de uma camada de sal, como no Sul e Sudeste, mas a região tem sido chamada de “novo pré-sal” pelas expectativas de volumes de petróleo e gás.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais