Início Eleições MDB estuda convenção virtual para formalizar candidatura de Tebet

MDB estuda convenção virtual para formalizar candidatura de Tebet

Formato online seria para economizar recursos

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O MDB estuda realizar a convenção partidária de forma virtual, depois que a ala de parlamentares do nordeste do MDB sinalizou que não irá se opor ao nome de Simone Tebet como candidata à presidência da República.

O formato seria uma forma de também economizar recursos e evitar a transmissão do vírus da COVID-19. Políticos como Renan Calheiros (AL) decidiram não medir forças até porque terão liberdade para apoiar os candidatos escolhidos, neste caso o ex-presidente Lula.

A convenção do MDB ainda não tem data definida mas deve ocorrer no fim deste mês, segundo fontes do partido.

Candidatura de Tebet

Desde o início de sua pré campanha, Simone Tebet enfrentou resistências dentro do próprio partido, porque parte da alta-cúpula do MDB apoia o ex-presidente Lula e outra parte apoia o atual presidente Jair Bolsonaro. Contudo, sua candidatura teve 90% de apoio do partido e foi confirmada pelo presidente da sigla, Baleia Rossi.

Com a saída de João Doria (PSDB) da corrida eleitoral, o MDB conseguiu formar a aliança nacional com o PSDB para afirmar Tebet como candidata da terceira via. Ainda não se sabe quem irá compor a chapa de Simone Tebet, mas a senadora já declarou que seu vice será decisão interna do PSDB e que não vetará o nome escolhido pela sigla.

Autores

  • Editora-chefe na Arko Advice, desde fevereiro de 2022. Antes, atuou como repórter de política na CNN Brasil. Foi correspondente internacional em Nova Iorque pela Record TV. Atua em redação há 18 anos.

  • Graduanda de Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB) e estagiária na Arko Advice.