Início » “Preço é uma decisão da empresa, não do governo”, diz Sachsida sobre Petrobras
CongressoDestaqueNotíciasSenado Federal

“Preço é uma decisão da empresa, não do governo”, diz Sachsida sobre Petrobras

A+A-
Reset

Em audiência na Câmara dos Deputados realizada nesta terça-feira (21), o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, declarou que o governo federal é impedido de intervir na política de preços da Petrobras. “Temos marcos legais que impedem a intervenção do governo na empresa, mesmo a União sendo o acionista majoritário”, declarou. 

Segundo o ministro, a intervenção é impedida pela Lei do Petróleo (Lei 9.478/1997), que define que as empresas terão liberdade para definir seus preços. Além disso, a Lei das Estatais (Lei 13.303/2016) proíbe a interferência na gestão das empresas públicas. “Preço é uma decisão da empresa [Petrobras], não do governo”, disse.

Por outro lado, Sachsida defendeu medidas para a redução de impostos sobre os combustíveis e cobrou a aprovação da PEC 16/2022, que autoriza a União a ressarcir estados que zerarem o ICMS sobre o diesel. Ele ainda destacou que a petroleira teve o terceiro maior lucro líquido do setor em 2021 e foi a segunda que mais distribuiu dividendos. “O lucro foi muito acima da expectativa de mercado”, avaliou.

Para o chefe do Ministério de Minas e Energia, agora o momento para definir a natureza da Petrobras. “Chegou o momento de uma decisão: a Petrobras é estatal ou é privada?”, questionou. 

Ele respondia à pergunta do deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), presidente da Comissão de Finanças e Tributação. “Se ele é uma companhia para garantir a soberania nacional ela tem que ser pública, tem que ser estatizada e todo seu superávit investido no bem-estar da população, seja como estabilização de preços, seja como investimentos para concluir refinarias. Se ela não precisa ser pública, ela não merece o monopólio, privatiza-se, abrem-se as concorrências e vamos ter uma paridade de mercado. O que não podemos é continuar com um pé em cada canoa”, declarou o deputado.

Lei das estatais

A Câmara discute mudanças na Lei das Estatais para permitir que o governo tenha maior controle sobre a diretoria da Petrobras, podendo influenciar, assim, a política de preços. Sachsida avalia que é necessário avançar “passo a passo na direção correta”, sem afetar a governança, a segurança jurídica, e estimulando a competição no mercado de combustíveis.

“Não podemos jogar toda uma história de governança fora. Essa governança foi criada porque no passado abusos foram cometidos. Mais de R$ 100 bi de prejuízos em distribuição, R$ 160 bi em dívidas – tudo criado por uma má governança. Por isso é essencial que na busca de uma solução possamos preservar o que foi feito de bom”, declarou. Logo em seguida, Sachsida fez um contraponto: disse que o momento atual é excepcional, por conta da pandemia, a guerra na Ucrânia e o aumento de juros. “Temos que lincar as soluções de curto prazo com as soluções de longo prazo”, disse.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais