Início » Sem acordo, aprovação da PEC do diesel na Câmara poderia levar dois meses

Sem acordo, aprovação da PEC do diesel na Câmara poderia levar dois meses

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosCongressoDestaqueEconomiaGovernoNotíciasPolíticaSenado Federal

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criar um subsídio para o óleo diesel pode demorar mais que o desejado pelo governo caso não haja um acordo na Câmara dos Deputados para um procedimento mais curto.

No Senado Federal, a proposta pode ter a votação em dois turnos concluída em apenas uma semana. As regras regimentais vigentes permitem análise diretamente em Plenário.

Já na Câmara, a realidade interna é diferente. O rito de tramitação de PEC é mais longo e os acordos para pular etapas de deliberação são mais difíceis. Nesse cenário e tendo por base a declaração do presidente Arthur Lira (PP-AL) de cumprir o rito regimental com brevidade, a análise ainda levará algumas semanas. Numa projeção otimista, a Casa poderia consumir até dois meses.

Na Comissão de Constituição e Justiça, onde ocorre a primeira etapa, a análise de admissibilidade deve ser de duas semanas, levando-se em conta os seguintes passos: apresentação e leitura do parecer, pedido de vistas, discussão e votação.

Na fase seguinte, com a análise de mérito comissão especial, o relator poderá apresentar seu parecer logo após o encerramento do prazo de 10 sessões para apresentação de emendas. Sendo convocadas sessões de segunda a sexta-feira, conforme Arthur Lira sinalizou, esse prazo consumirá duas semanas. Outras duas semanas serão tomadas pelo prazo de vistas e a deliberação.

No Plenário, caso haja a supressão dos prazos para inclusão em pauta e entre os turnos, a votação poderá se encerrar dentro de uma semana.

Porém, em termos de calendário, tal projeção desconsidera eventual influência dos festejos juninos no ritmo de atividades do Legislativo, bem como a possibilidade de haver recesso parlamentar na segunda quinzena de julho. Além disso, se houver alterações na Câmara que não possibilitem a promulgação parcial da proposta, o texto terá que retornar ao Senado para nova análise.

Câmara dos DeputadoscombustívelDieselgovernopec dos combustiveisPLP 18Senado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais