Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Célio Faria Júnior, confirmou em suas redes sociais que o Palácio do Planalto decidiu indicar o senador Carlos Portinho (PL-RJ) como o novo líder do Governo no Senado. O movimento foi antecipado pelo Brasilianista em nota publicada na semana passada.

Portinho é alinhado com Jair Bolsonaro e foi um dos principais articuladores da filiação do presidente ao PL. Agora, para ocupar a liderança do governo, Portinho deve deixar a liderança do partido no Senado, cargo que ocupa atualmente.

Embora conte com forte apoio na Câmara, o Palácio do Planalto tem dificuldade para construir uma base de sustentação sólida no Senado. A situação se agravou com a vacância no cargo de liderança do governo no Senado, situação que se manteve por quase seis meses.

A vaga foi aberta em dezembro de 2021, quando o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) entregou o cargo, decepcionado com a falta de apoio na disputa por uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU), hoje ocupada por Antonio Anastasia (PSD).

Autores