Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju, é o presidente da Frente Nacional de Prefeitos. Foto: Reprodução/Twitter/@EdvaldoNogueira

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que representa os grandes e médios municípios do Brasil, vai realizar um evento para discutir com os candidatos à Presidência da República as pautas de interesse desses locais.

No evento “Diálogo FNP com Presidenciáveis”, marcado para o dia 6 de junho, serão tratados temas como mobilidade urbana e metropolitana, financiamento de políticas sociais, mudanças climáticas e governança federativa. Ainda não há confirmação de quais presidenciáveis devem participar, apesar de todos terem sido convidados.

Em carta enviada aos partidos, os prefeitos pedem compromisso com a instituição de uma Assembleia Federativa, formada por chefes do Executivo federal, estaduais e municipais. O objetivo seria pactuar temas que afetam estados e municípios. “Paralelamente e preventivamente, constitui-se em espaço apropriado e sempre pronto para debater e encaminhar possíveis crises, como uma eventual nova pandemia”, diz a carta.

Os municípios também pedem um rebalanceamento na repartição dos impostos, de modo a melhor atender as grandes prefeituras. “É urgente revisar a forma de partilha dos recursos, corrigindo distorções que têm provocado um desequilíbrio inaceitável na capacidade de financiamento entre os entes federados”, pedem.

Autor

  • Jornalista brasiliense formado pela Universidade de Brasília (UnB). Tem passagem como repórter pelo Correio Braziliense, Rádio CBN e Brasil61.com. No site O Brasilianista cobre economia e política.