Início » Lira convoca eleição para três cargos da Mesa Diretora, inclusive o de vice-presidente
Câmara dos DeputadosDestaqueGovernoNotíciasPolítica

Lira convoca eleição para três cargos da Mesa Diretora, inclusive o de vice-presidente

A+A-
Reset

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), convocou eleição para ocupar os cargos de 1º Vice-Presidente, 2º Secretário e 3º Secretário da Mesa Diretora da Câmara. O ato foi publicado nesta segunda-feira (23), após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogar decisão anterior e considerar ser assunto interno a realização de novas eleições para a mesa.

A ação foi movida após pressão de Jair Bolsonaro para destituir o então vice-presidente, Marcelo Ramos, do cargo, crítico e opositor ao governo federal. Ramos pertencia ao PL mas mudou de partido com o ingresso de Bolsonaro na legenda. Como a vaga pertence à sigla, um novo deputado do PL será escolhido para o cargo.

A votação será, quarta-feira, de forma presencial. “Para a vaga de 1o Vice-Presidente, poderão concorrer somente candidatos filiados ao Partido Liberal (PL), ao qual coube o cargo em questão, nos termos do acordo para eleição da Mesa no biênio 2021 a 2023, firmado pelos partidos integrantes do Bloco PSL / PP / PSD / PL / REPUBLICANOS / PODE / PTB / PATRI / PSC / PROS / AVANTE”, afirma o ato.

Já para a vaga de 2o Secretário, poderão concorrer candidatos filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, para a vaga de 3o Secretário, filiados ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Segundo o ato, as candidaturas deverão ser apresentadas formalmente à Secretaria-Geral da Mesa até às 19h desta terça-feira.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais