Cerimônia de Posse do novo Secretário da Fazenda, Felipe Salto. Foto: Governo de SP

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), nomeou mais quatro novos secretários para as pastas de Desenvolvimento Social, Governo, Infraestrutura e Meio Ambiente e Esportes.

O economista Felipe Salto foi indicado para a Secretaria da Fazenda e Planejamento no lugar do ex-ministro Henrique Meirelles (PSD). Economista formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Salto é especialista em Administração Pública, Governo e Finanças Públicas.

Salto foi diretor-executivo da IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado Federal entre 2016 e 2022, consultor econômico na Tendências Consultoria de 2008 a 2014 e assessorou o senador José Serra em assuntos econômicos e fiscais entre 2015 e 2016.

Além de Salto, Laura Müller Machado assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pelos programas de proteção social, como o Bom Prato e Bolsa do Povo.

Laura é administradora e mestre em economia aplicada pela USP. Também é professora e coordenadora dos programas de pós-graduação em gestão pública no Insper.

O advogado Thiago Martim Milhim passará a comandar a secretaria de Esportes. Thiago já foi subprefeito dos distritos da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão e também secretário municipal de Esportes da capital paulista de janeiro de 2021 a janeiro de 2022.

O engenheiro civil Marcos Penido deixa a secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e assume a de Governo, pasta que foi comandada por Rodrigo Garcia até 31 de março.

Marcos atua na esfera pública desde 1985. No novo cargo, irá coordenar projetos e ações prioritárias da atual gestão.

A secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente será gerenciada pelo arquiteto e urbanista Fernando Chucre (PSDB). Ele já atuou em cargos do governo do estado e da Prefeitura de São Paulo. Também foi deputado federal por São Paulo entre 2007 e 2011.

Autor

  • Bacharel em Ciência Política pela Ulbra-RS. Analista político da Arko Advice Pesquisas e Consultor político e de Marketing Eleitoral formado pela Associação Brasileira dos Consultores Políticos (ABCOP). Possui MBA em Marketing Político, Comunicação e Planejamento Estratégico de Campanhas Eleitorais pela Universidade Cândido Mendes. Concluiu também os seguintes cursos de extensão: "A Nova Cartografia do Poder, a política brasileira da era digital" (PUC-SP); "WhatsApp em Campanhas Eleitorais (PUC-RJ)"; e "Mídias Sociais e Gestão Estratégica de Campanhas Políticas Digitais (PUC-RJ)".