Início » Entusiastas das reformas acreditam em janela de oportunidade após as eleições

Entusiastas das reformas acreditam em janela de oportunidade após as eleições

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosDestaquePolíticaSenado Federal

Parlamentares ligados às reformas estruturantes, como a tributária e a administrativa, avaliam que o ano eleitoral deve deixar os temas em standby por alguns meses. Mas as apostas são de que as propostas têm uma pequena janela de oportunidade para serem aprovadas: o período entre as eleições e a posse dos novos eleitos. É um período em que, independente dos resultados das urnas, as preocupações deixam de ser eleitorais.

Nos corredores do Congresso, a avaliação é de que falta empenho do governo em articular a aprovação o que colabora para o adiamento das votações. À Arko, o relator da reforma administrativa, deputado Arthur Maia (União-BA), acredita que se a PEC fosse pautada agora, sem empenho do Executivo, poderia ser rejeitada. Por isso defende esperar o fim do calendário eleitoral.

“Não existe vontade política do governo de colocar isso em pauta. O presidente da Câmara não tem condição de colocar em pauta sem ter certeza da aprovação. Mas é importante dizer que entre as eleições e o início do próximo mandato, sempre há um momento que é propício para avançar em temas amadurecidos, como esse”, ponderou.

Já o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (PL-TO), compara a tramitação da PEC 110, que discute a reforma tributária, à da reforma da previdência. O tema começou a ser trabalhado no governo Michel Temer, mas só voltou a andar depois de outubro de 2018, quando Jair Bolsonaro já era presidente eleito. A visão, que é compartilhada por outros parlamentares, é que a reforma precisa ser “amaciada” aos poucos para que seja aprovada depois de outubro.

Arthur MaiaEduardo GomesReforma AdministrativaReforma Tributária

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais