Deputados disputam relatoria de matéria que revoga regime especial da indústria

(foto: Praxi Brasil/Divulgação)

 

A MP 1095/21, que revoga o regime especial da indústria química, ainda está no Congresso, mas já há pedidos para a relatoria. Na Câmara, além de Laércio Oliveira (PP-SE), conforme informou a Arko Advice, o deputado Moses Rodrigues (MDB-CE) também solicitou que seja o responsável pelo parecer da matéria. Ele foi relator da MP 1034, que também propunha acabar com o regime especial, mas foi alterada no Congresso estabelecendo um prazo de quatro anos para o fim do benefício.

Moses se apresentou à liderança do MDB como interessado na relatoria, mas aguarda a resposta do partido. Com dois nomes de partidos diferentes na disputa, a definição do relator vai depender de acordo mediado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Durante a votação da MP 1034, Moses defendeu adiar o fim do Reiq, mas foi contra o prazo de oito anos defendido para o Senado.

Já no Senado, o movimento é para que Otto Alencar (PSD-BA) assuma o texto.

Paralelamente, deputados pressionam o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) a devolver a Medida Provisória. Requerimento assinado por deputados do PT diz que a MP não cumpre os requisitos de urgência e relevância, uma vez que o Congresso já decidiu sobre a matéria. O texto diz que a devolução da MP poderia “impedir que a deliberação soberana dos parlamentares seja contornada pela reiteração de proposição, ‘forçando’ a sua aprovação”. Requerimento semelhante foi apresentado pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais