Marcelo Ramos: PEC dos combustíveis é “aventura”

Deputado Marcelo Ramos (PSD-AM). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD-AM), divulgou nota contrária à PEC dos Combustíveis. “As aventuras para ‘solucionar’ o problema vão de intervir diretamente na política de preços da Petrobras até uma renúncia fiscal que pode chegar a R$ 100 bilhões”, critica.

Segundo ele, as propostas colocam em risco a Lei de Responsabilidade Fiscal e “permitirá a volta das renúncias fiscais sem garantias de recomposição do orçamento”.

A proposta que tramita na Câmara foi apresentada pelo deputado Christino Áureo com apoio da ala política do governo. O texto propõe que a União, Estados e municípios possam reduzir ou zerar os impostos sobre combustíveis e o gás de cozinha. De acordo com o texto apresentado, a redução poderia ser feita nos anos de 2022 e 2023 sem precisar compensar a queda de arrecadação com o aumento de outros tributos.

Pelas regras atuais, definidas na Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo precisaria apresentar uma nova fonte de arrecadação como forma de compensar a redução de impostos.

Postagens relacionadas

Câmara aprova PL que flexibiliza regras de licitações em casos de calamidade pública

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais