Início » Auxílio Brasil pode influenciar as pesquisas eleitorais

Auxílio Brasil pode influenciar as pesquisas eleitorais

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaNotíciasPolítica

Com planos de reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) começa o ano eleitoral enfrentando grandes desafios. As pautas que dominaram parte de 2021 no Governo Federal, como Auxílio Brasil e PEC dos Precatórios, ainda provocam debate no mercado financeiro e, somado a isso, Bolsonaro vê sua popularidade em queda. 

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta semana, mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança com 45%, contra 23% de Bolsonaro. Entre as principais queixas dos entrevistados, estão a alta da inflação — que fechou 2021 em 10,06%, maior nível desde 2015, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — e a condução da pandemia, que levou à morte mais de 620 mil pessoas.

Na live semanal da Arko Advice, especialistas comentam o cenário da política brasileira no início do ano e os principais pontos das pesquisas divulgadas até agora. “Talvez a popularidade do Bolsonaro melhore com o Auxílio Brasil e, consequentemente, os índices de intenção de voto dele”, avalia Cristiano Noronha. 

Para Murillo de Aragão, as pesquisas, apesar de nortearem o cenário, ainda não refletem o cenário de 2022. “O que eu percebo é que as eleições ainda não entraram no radar da população. As pessoas estão respondendo mais pela percepção da imagem que têm de uns e outros, ou por necessidade de dar uma resposta, do que propriamente por refletir sobre o quadro eleitoral”. Para ele, a terceira via segue fragmentada.  

Live completa

Assista, aqui, a live Política Brasileira na íntegra:


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Arko Adviceeleições 2022Jair BolsonaroLulapolítica brasileira

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais