Início » Vacinação infantil: Governo recua e não vai cobrar prescrição médica

Vacinação infantil: Governo recua e não vai cobrar prescrição médica

A+A-
Reset
CoronavírusDestaqueNotícias

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (5) que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 deve começar ainda este mês. Entre a primeira e a segunda dose o intervalo será de dois meses.

Segundo informações do órgão, para a imunização desse grupo será necessária a autorização dos pais, mas a presença dos responsáveis no ato da vacinação dispensa a obrigação do termo por escrito.

 

A vacinação de crianças vai acontecer de forma decrescente e priorizará grupos com deficiência permanente ou comorbidades, além de crianças que vivem no lar com pessoas com alto risco de evolução grave de covid-19.

 

Nas crianças sem comorbidades será realizada a imunização por faixa etária: de 10 a 11 anos; de 8 a 9 anos; de 6 a 7 anos; e, por fim, de 5 anos. “As nossas crianças, que são o futuro do Brasil, merecem uma ênfase especial, porque esse público precisa ser atendido com uma vacina específica”, disse o ministro Marcelo Queiroga.

 

O primeiro lote de vacina que o Ministério pretende aplicar, terá 3,74 milhões de doses, sendo que 1,248 milhão devem chegar na próxima semana. A informação havia sido confirmada por fontes da pasta.  A expectativa é que os lotes importados sejam distribuídos aos Estados à medida que chegarem — a partir do dia 14 de janeiro, de acordo com Rodrigo Cruz, secretário-executivo do Ministério da Saúde, data informada durante a coletiva de imprensa.

 

De acordo com o Ministro, 20 milhões de vacinas — equivalentes ao número total de crianças nesta faixa etária — devem estar em sua totalidade no país no final do primeiro trimestre de 2022. O imunizante para crianças será diferente daquele usado nas pessoas maiores de 12 anos. A dosagem da vacina para esta faixa etária será ajustada e menor.

 

De acordo com a Anvisa, a proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada grupo. Os frascos serão diferenciados pela cor roxa para adultos e adolescentes e laranja para crianças, segundo a Pfizer.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Marcelo Queiroga

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais