Medida Provisória prorroga isenção de taxas de insumos exportáveis

Divulgação

Na última quarta-feira (15) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória 1.079/2021, que permite a prorrogação por um ano das concessões do regime aduaneiro especial conhecido como drawback com vencimento em 2021.

O drawback é um incentivo concedido a empresas exportadoras, que isenta de impostos federais os insumos usados na produção de itens vendidos para fora do país.

O mecanismo torna os bens exportáveis brasileiros mais competitivos no mercado internacional. Para receber o incentivo, a empresa precisa se habilitar na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

A prorrogação por um ano – que já havia ocorrido, em 2020 – possibilita a suspensão do Imposto de Importação, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação.

O regime especial de drawback é regido atualmente pela Lei 11.945, de 2009.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Postagens relacionadas

Fazenda projeta crescimento econômico do país de 2024 em 2,5%

Senado aprova diretrizes para adaptação às mudanças do climáticas

Demora na regulamentação do mercado de carbono pode impactar exportações, diz Marina Silva

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais