Início » Medida Provisória prorroga isenção de taxas de insumos exportáveis

Medida Provisória prorroga isenção de taxas de insumos exportáveis

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaInternacionalNotíciasPolítica

Na última quarta-feira (15) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória 1.079/2021, que permite a prorrogação por um ano das concessões do regime aduaneiro especial conhecido como drawback com vencimento em 2021.

O drawback é um incentivo concedido a empresas exportadoras, que isenta de impostos federais os insumos usados na produção de itens vendidos para fora do país.

O mecanismo torna os bens exportáveis brasileiros mais competitivos no mercado internacional. Para receber o incentivo, a empresa precisa se habilitar na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

A prorrogação por um ano – que já havia ocorrido, em 2020 – possibilita a suspensão do Imposto de Importação, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, da Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação.

O regime especial de drawback é regido atualmente pela Lei 11.945, de 2009.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Diário Oficial da UniãoImposto de Importação

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais