Início » Projeto que legaliza jogos de azar vai tramitar em regime de urgência na Câmara

Projeto que legaliza jogos de azar vai tramitar em regime de urgência na Câmara

A+A-
Reset

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de quinta-feira (16/12), o pedido de urgência para a tramitação do projeto de lei que legaliza jogos de azar no Brasil. Foram 293 votos a favor, 138 contra e 11 abstenções. No início da semana, a bancada evangélica havia conseguido adiar a análise do requerimento. 

O PSC e o Republicanos, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, foram os únicos partidos a orientar voto contrário ao pedido de urgência. Outras siglas do Centrão, como o PP e o PL, se posicionaram a favor. Na esquerda, o PT liberou a votação. A matéria prevê a regulamentação de práticas como bingos, cassinos, caça-níqueis e jogo do bicho no país.

A proposta divide deputados e senadores no Congresso. Procurado pela Arko Advice, o deputado Marco Feliciano (PL-SP) já declarou que a pauta causa “asco” na bancada. “Não há negociação alguma com a FPE. Esse tema nos causa asco. Somos visceralmente contrários aos jogos de azar”, disse. 

No Senado, Eduardo Girão (Podemos-CE) disse estar preocupado com o projeto. Segundo ele, apesar de os defensores da proposta alegarem que a liberação da prática no Brasil injetará R$ 74 bilhões na economia, estudos feitos em outros países revelam que o que acontece, na verdade, é que a receita e os empregos gerados por outros setores migram para essa atividade.

“O mais grave é que, segundo especialistas da Polícia Federal, Procuradoria-Geral da República, Coaf e de órgãos ligados à Receita Federal, a jogatina legalizada é a grande porta para a lavagem de dinheiro sujo da sonegação fiscal, da corrupção, do tráfico de drogas e de armas. Sem falar na prostituição infanto-juvenil”, disse o senador. Girão concluiu dizendo que o vício em jogos de azar pode afetar até 10 milhões de brasileiros, com efeitos cruéis como o aumento dos casos de suicídio e a destruição de famílias.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais