Foto: Daniel Dan no Pexels

O instituto Datafolha divulgou hoje (17) quais são os principais problemas do país aos olhos dos eleitores. A saúde está em primeiro lugar (24%) seguido pelo desemprego (14%), economia (12%), fome/miséria (8%), educação (7%), inflação (7%), corrupção (4%), violência/segurança (3%), coronavírus/pandemia (2%) e administração/falta ou má administração (2%).

Conforme podemos observar, há uma preponderância dos temas econômicos e sociais na preocupação da opinião pública. Desemprego, economia, fome/miséria e inflação somam juntos 41%. Outro aspecto a ser destacado é que, mesmo com o controle da Covid-19, a saúde segue no topo das preocupações.

Para efeito de comparação, na pesquisa Datafolha realizada em setembro de 2018, a saúde também ocupava o topo das preocupações do eleitor (23%) seguido pela violência (20%), corrupção (14%), desemprego (14%), educação (12%) e economia (4%).

Em 2018, temas como corrupção e violência foram determinantes para alavancar a candidatura de Jair Bolsonaro, que foi o candidato que melhor apresentou soluções nesses temas para o eleitorado.

Hoje, faltando menos de um ano para a sucessão de 2022, os anseios do eleitorado beneficiam Lula, pois o ex-presidente tem uma trajetória política ligada aos temas sociais. Além disso, o bom desempenho da economia em seus dois governos ainda cativam uma parcela importante da população.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.