Início » Combustíveis: Lira se reúne com líderes da base para debater propostas
Notícias

Combustíveis: Lira se reúne com líderes da base para debater propostas

A+A-
Reset

O presidente da Câmara se reúne às 19h desta segunda-feira (4) na residência oficial com os líderes da base para debater sobre as propostas de controle de preços dos combustíveis (PLP 11/20 e o PLP 16/21). 

O primeiro projeto complementar, prevê o tabelamento por valores fixos por unidade de medida, definidos na lei estadual, com o objetivo de trazer estabilidade sobre os preços cobrados ao consumidor. Já o segundo, define os combustíveis e lubrificantes sobre os quais incidirá uma única vez o (ICMS) incidentes sobre combustíveis. 

De acordo com o deputado Ricardo Barros (PP – PR), o governo ainda aguarda a apresentação do texto oficial para dar um posicionamento.

Diferentes perspectivas 

O deputado General Peternelli (SP), vice-líder do PSL na Câmara, defendeu que a melhor alternativa para o controle dos preços dos combustíveis seria a emenda substitutiva número  20 de sua autoria. A proposta cria o imposto único nacional sobre movimentação ou transmissão de valores de natureza financeira à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019.  ”Eu apresentei uma proposta de reforma tributária, baseada na ideia do imposto único  e a ideia do Guedes de que tão logo o imposto seja colhido, seja distribuído para o pacto federativo”, conta. “Isso solucionaria o problema tributário brasileiro”, acrescenta. 

Para o deputado Bohn Gass (RS), líder do PT na Câmara, a solução para uma melhora nos preços seria uma  mudança na política da Petrobrás, não vinculando os preços ao nível internacional. “Se vincular ao dólar, é um caos. O fato da gente não fazer o refino, o preço vinculado ao mercado internacional e o dólar nas alturas vão fazer o preço continuar subindo”, opina. Para ele, nenhum dos projetos em debate na Câmara atualmente engloba essa ideia. 

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais