Tarcísio: “vamos garantir a maior era de leilões”
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Na próxima sexta (17), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, estará presente à instalação do canteiro para o início da construção do primeiro trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).

Trata-se de um trecho de 383 quilômetros que a Vale irá construir, na forma de investimento cruzado, como parte da outorga pela renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Após as obras, o governo pretende licitar a nova ferrovia.

A VLI, concessionária que tem a Vale como acionista, manifestou interesse de construir o segundo trecho dessa ferrovia, ligando Água Boa e Lucas do Rio Verde (MT), com mais 500 quilômetros de extensão. A proposta foi feita no âmbito do novo marco do setor (MP nº 1.065/21), segundo o qual ferrovias podem ser construídas por meio de autorização.

Roadshows

O ministro Tarcísio de Freitas participa de roadshows em outubro e novembro nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia. O objetivo é apresentar grandes projetos de infraestrutura e pavimentar o caminho para a captação de investimentos em futuros leilões. O primeiro desses eventos ocorrerá entre 2 e 9 de outubro, nos Estados Unidos.

O ministro estará acompanhado da secretária de Fomento, Planejamento e Parceria, Natália Marcassa. Está programado um dia de encontros com as principais agências de ratings com sede em Nova York. Essas instituições classificam não só o risco-país, mas também os projetos de infraestrutura, em um trabalho interno feito para clientes.

Em novembro, a equipe embarca para a Europa. Em seguida, desembarca em Dubai, no Oriente Médio, onde, em meados do mês, será realizada uma feira mundial de negócios e inovação, a Expo Dubai. Em 2022, o governo pretende leiloar: rodovias (bloco de estradas federais e de estradas estaduais no Paraná, nova concessão da BR 040); aeroportos (Sétima Rodada); um porto (Docas do Espírito Santo); e uma ferrovia (Ferrogrão).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.