Fux: falas de Bolsonaro configuram crime de responsabilidade

Presidente do STF, ministro Luiz Fux. Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, fez um discurso duro nesta quarta-feira (8), em resposta ao presidente Jair Bolsonaro. O magistrado afirmou que “ofender a honra dos Ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do SFT e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis”.

Ele se refere a falas de Bolsonaro nas manifestações do 7 de setembro em que o presidente xingou o ministro Alexandre de Moraes e disse que descumpriria suas decisões.

“O Supremo Tribunal Federal também não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar um atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, afirmou Fux, que completou: “Ninguém fechará esta corte. Nós a manteremos de pé com suor, perseverança e coragem”;

A constatação de crime de responsabilidade pode levar à abertura de processo de impeachment contra Jair Bolsonaro. A tese, que vinha sendo discutida apenas pela oposição, hoje já é avaliada por partidos de centro e de direita.


Postagens relacionadas

Lula reitera isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil

IPCA: preços dos alimentos e medicamentos aumentam em abril

Lula autoriza importação de arroz para enfrentar crise no Rio Grande do Sul

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais