Início » Brasil e EUA conversam sobre cooperação em energias limpas e renováveis

Brasil e EUA conversam sobre cooperação em energias limpas e renováveis

A+A-
Reset
DestaqueInternacionalMinistério de Minas e EnergiaNotíciasPolíticas Públicas

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, encontrou-se com o vice-secretário de Energia dos Estados Unidos, David Turk, em Washington D.C., na última quarta-feira (18), para tratar da agenda bilateral de energia entre os dois países, bem como o futuro dessa cooperação.

Bento Albuquerque apontou o progresso alcançado no contexto do Fórum de Energia Brasil-EUA (USBEF), inaugurado em 2019 e, desde então, tem focado nos temas de gás, petróleo, eficiência energética e energia nuclear. Na reunião, foi iniciado o debate sobre a cooperação na área de energias limpas e renováveis, como complemento ao esforço realizado no fórum. A possibilidade de lançar um Diálogo da Indústria de Energia Limpa, no âmbito do USBEF, também foi levantada como forma de aproximação entre governos e a iniciativa privada dos dois países para ampliar a cooperação nos setores de energia solar e eólica, hidrogênio, combustíveis sustentáveis de aviação e biocombustíveis.

O ministro brasileiro ressaltou o papel fundamental dos setores público e privado em coordenarem o debate para aperfeiçoar os marcos regulatórios e os instrumentos de financiamento, pesquisa e desenvolvimento, além dos desenhos de mercado em áreas chave para garantir a transição energética a uma economia de baixo carbono.

Também reconheceu os avanços bilaterais no setor da energia nuclear civil e pontuou as oportunidades advindas da ampliação prevista do setor nuclear brasileiro, começando pela finalização da usina Angra III. A conversa ainda abordou questões ligadas ao futuro do setor nuclear, entre elas o desenvolvimento de pequenos reatores modulares (SMR, na sigla em inglês) e reatores de nova geração que irão colaborar na mitigação das mudanças climáticas.

O titular da pasta de Minas e Energia transmitiu ainda o convite para que a Secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, que não estava presente em Washington D.C. na oportunidade, realize uma visita ao Brasil, em momento adequado, com o objetivo de dar continuidade às discussões.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Energia Eólicaminas e energia

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais