Foto: divulgação

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, destacou a importância fundamental do acesso à internet e às tecnologias para a criação de empregos e riqueza. A declaração do ministro foi feita no dia 5 durante a Reunião Ministerial sobre Economia Digital do G20 – fórum de cooperação econômica formado pelas principais lideranças internacionais. No encontro, Faria ressaltou o comprometimento brasileiro em expandir a cobertura digital e a conquista da inclusão de 8 milhões de pessoas.

O ministro apontou que a pandemia demonstrou o papel essencial do acesso à internet para promover o desenvolvimento dos países, sendo a tecnologia um dos principais propulsores da recuperação da economia mundial. Faria apresentou ainda dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) sobre o crescimento da demanda pelo acesso à internet no mundo (60%) e no Brasil (50%).

Fábio Faria reafirmou que “aumentar a conectividade, promover a transformação digital e fomentar a economia digital” é a missão central à frente da pasta. O Ministério das Comunicações tem realizado iniciativas que promovam a inclusão tecnológica em todo o país para acabar com o chamado “deserto digital” que atinge 40 milhões de pessoas.

O ministro pontuou que 14 mil pontos de acesso a internet via satélite foram implantados em locais estratégicos – como escolas, hospitais e delegacias de polícia – nas regiões Nordeste e Amazônica como parte dos resultados do programa Wi-Fi Brasil.

Fábio Faria também reforçou o papel crucial do leilão do 5G na ampliação da cobertura digital e propulsão do desenvolvimento da economia em vários setores. 8 bilhões de dólares são esperados no crescimento da economia brasileira. O ministro garantiu que setores-chave como o agronegócio, saúde, logística e segurança pública serão beneficiados pela tecnologia 5G, assim como o meio ambiente.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.