Início » Aprovada na Câmara, PEC da reforma eleitoral encontra resistência no Senado

Aprovada na Câmara, PEC da reforma eleitoral encontra resistência no Senado

A+A-
Reset
NotíciasPolítica

Em votação na noite de terça-feira (17/8), a Câmara dos Deputados aprovou a PEC 125/11, que trata da reforma eleitoral. O texto é de autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), e, entre outros pontos, permite o retorno das coligações em eleições proporcionais, união de partidos para angariar mais votos, a partir de 2022. Também dá o dobro do peso aos votos dados para candidatos negros e mulheres na hora da distribuição dos fundos partidários e eleitoral.

Mesmo com alterações, como a retirada do trecho que alterava a cláusula de barreira, o projeto deve enfrentar resistência, de acordo com a avaliação de senadores. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que é provável que a Casa rejeite as mudanças, mas que o tema será avaliado em plenário, por respeito à Câmara.

“Há uma tendência de manutenção do sistema atual, mas isso é do processo legislativo, esse amadurecimento, de ser submetido à CCJ. Os senadores ainda vão se debruçar sobre a matéria, mas a tendência é uma tendência, de fato, de manutenção do sistema político tal como é hoje”, declarou.

O líder da minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), vê a proposta como uma “contra-reforma”. “Um arranjo feito pelos deputados, que representa um retrocesso na legislação atual. A PEC que vem da Câmara recria as coligações e flexibiliza a fidelidade partidária e a cláusula de desempenho”, diz. “Por sorte não aprovaram o distritão e nem os partidos regionais que chegaram a ser cogitados. Se isso tivesse acontecido era a volta pra república velha”, criticou.

“Aqui, no Senado, minha sensação é de que essa proposta não passe. Vamos manter as regras atuais para 2022. Mudar isso agora não é algo factível e honesto”, conclui o Prates.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) afirma que irá votar contra a PEC e que acredita que o projeto não será aprovado. “O clima é de não concordar. Principalmente porque vem puxado pela volta das coligações, o que é considerado por quase todos nós um retrocesso no processo político”.

O texto aprovado não esgota a reforma. Ainda será discutido um projeto de lei para instituir um novo código eleitoral, que propõe reduzir o poder de fiscalização da Justiça Eleitoral e proibir a divulgação de pesquisas às vésperas da eleição.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Câmara dos DeputadosCCJJean Paul PratesPEC da reforma eleitoralPlínio ValérioRodrigo Pacheco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais