Início » Bolsonaro assina MP que permite venda direta de etanol
DestaqueMinistério de Minas e Energia

Bolsonaro assina MP que permite venda direta de etanol

A+A-
Reset

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na manhã desta quarta-feira (11) a publicação de uma medida provisória que permite que produtores e importadores possam comercializar diretamente com os postos de combustíveis o etanol hidratado, sem ter de passar pelas distribuidoras.

Segundo o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira Coelho, a MP promove a abertura do mercado e o aumento da concorrência, aumentando a possibilidade de redução do preço dos combustíveis, beneficiando o consumidor.

O Ministério de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que as mudanças também beneficiarão os motoristas. Segundo ele, a expectativa é que até 2022 pelo menos oito novos agentes possam atuar na exploração do petróleo no Brasil, aumentando a concorrência no setor. “Competindo entre si com a Petrobras e com importadores, os novos agentes também fornecerão produtos para importadores e revendedores, impactando na dinâmica de todas as etapas da comercialização”, disse o ministro.

Bento Albuquerque destacou que, recentemente, o governo reduziu os tributos federais no diesel e zerou os do gás de cozinha. “Tributos federais hoje representam, em média, cerca de 7% do preço final para o óleo diesel, 12% para o da gasolina, 6%para o etanol hidratado e 0% para o gás de cozinha”, apontou.

Bolsonaro já se posicionou a favor da venda direta do etanol várias vezes. Segundo ele, essa é uma forma de reduzir o preço do combustível. Ele destacou que não visa tirar dinheiro dos governadores com o ICMS, mas é necessário que cada governador arque com a responsabilidade de quanto vai cobrar de combustível no seu estado.

“Não adianta baixar o preço do combustível só na refinaria. Porque se abaixa 5 centavos, na ponta da linha contínua sendo o mesmo preço. Interessa para os governadores manter aquilo que ele cobra daquele combustível. Mas quando se aumenta 1 centavo, o preço final aumenta também. Fixando o valor do ICMS, que está previsto na emenda constitucional, a gente vai poder falar que o preço do combustível vai poder baixar”, disse Bolsonaro.

A medida tem força de lei, ou seja, passa a valer imediatamente após assinatura, mas precisa ser analisada ainda pelo Congresso Nacional em um prazo máximo de 120 dias.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais