Início » Câmara aprova PL que autoriza privatização dos Correios

Câmara aprova PL que autoriza privatização dos Correios

A+A-
Reset
DestaquePolítica

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (4), o Projeto de Lei (PL) 591/21, também conhecido como “PL dos Correios”, que abre caminho para a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A proposta, de autoria do Executivo e relatada pelo deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), segue, agora, para análise do Senado.

Além de permitir que os Correios passem por um processo de desestatização, o PL dá um prazo de cinco anos para que seja feita uma abertura de mercado e outras empresas possam atuar no setor. Hoje, apenas a estatal pode oferecer o serviço de entrega de cartas. Empresas privadas podem atuar apenas no serviço de entrega de pacotes e mercadorias.

A aprovação do projeto foi comemorada pelos parlamentares mais liberais, que veem na abertura de mercado a chance de que o serviço seja melhorado por meio da livre concorrência. “O Plenário do Congresso desfigurou a MP da Eletrobrás. Com o PL dos Correios temos, finalmente, a possibilidade de fazer uma privatização plena no país. A proposta é de suma importância para que os brasileiros tenham um melhor serviço e pagando menos do que pagam com a estatal”, considera o deputado Tiago Mitraud (NOVO-MG).

Correios: Período de transição

Para aumentar a receptividade da proposta, Cutrim criou uma regra para a transição dos Correios para a iniciativa privada. O relatório define que, mesmo privatizada, a empresa continua sendo a única autorizada a atuar na entrega de cartas e telegramas por cinco anos. Após esse período, haverá uma avaliação do escopo do serviço postal universal, com base em relatório do órgão regulador, para que uma medida seja tomada.

A entrega de encomendas que não sejam cartas e telegramas já possui a participação da iniciativa privada. Esta prerrogativa foi estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009 quando estabeleceu que “transportadoras privadas não cometem crime ao entregar outros tipos de correspondências e as encomendas”. Assim, ao comprar na Amazon, por exemplo, você pode decidir não contratar o serviço dos Correios, e sim de outra empresa.

Estabilidade dos funcionários

O projeto também tenta diminuir as críticas ao definir um dispositivo para proteger os funcionários no período de transição. A oposição é contra o projeto por acreditar que a privatização pode colocar em risco os funcionários atuais da estatal. “A privatização vai trazer desemprego e vai despedir inúmeros atuais funcionários dos Correios”, disse a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

Para conseguir mais apoio, o texto garante 18 meses de estabilidade aos funcionários dos Correios, ficando proibida a dispensa sem justa causa. De acordo com o deputado Gil Cotrim, responsável pelo parecer que adicionou o tópico à proposta original, a segurança temporária concedida aos trabalhadores foi uma forma de facilitar a transição da iniciativa pública para a privada.

PL dos Correios: o que diz o texto?

Entregue pessoalmente pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no último dia 24 de fevereiro, o “PL dos Correios” foi listado como uma das prioridades do governo federal.

O texto 591/21 prevê que o Estado continue atuando nos Correios por meio do “serviço postal universal”, responsabilidade na entrega de cartas e telegramas. Porém, hoje, a prestação desse serviço é de única responsabilidade do governo, resultando em um monopólio estatal. Caso o projeto seja aprovado, o monopólio será quebrado -, e a atividade poderá ser prestada por empresas privadas que receberem a concessão.

Mesmo assim, a concessionária será obrigada a seguir os preços estabelecidos pelo governo e cumprir metas de universalização e de qualidade definidas dentro da política postal brasileira. O motivo, segundo o governo, é que a Constituição obriga a União a ter o controle do serviço postal e manter correio aéreo nacional.

Todavia, o texto abre possibilidade para a privatização futura dos Correios na medida em que permite estudos nessa área pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No entanto, um novo passo em direção a esse propósito necessitaria de novas ações, como, por exemplo, outros projetos de lei.

Colaboração de Daniel Marques Vieira


Cliente Arko fica sabendo primeiro

CorreiosPL dos CorreiosPrivatização

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais