Início » Câmara aprova projeto sobre regularização fundiária

Câmara aprova projeto sobre regularização fundiária

A+A-
Reset
Destaque

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (3) o Projeto de Lei 2633/20, que aumenta o tamanho de terras da União passíveis de regularização por autodeclaração, ou seja, sem vistoria presencial do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O texto foi aprovado por 296 votos a favor, 136 contrários e uma abstenção.

O PL passa de 4 para 6 módulos fiscais o tamanho da propriedade ocupada que poderá ser regularizada com dispensa da vistoria. Entre outros pontos, a proposta abre caminho para a mineração comercial e agricultura em terras indígenas.O projeto, prioridade da bancada ruralista, é polêmico e já provocou reação de povos indígenas, que chegaram a entrar em conflito com a polícia em julho deste ano, quando o PL ainda estava sendo discutido.

Apelidado de PL da Grilagem, críticos da matéria afirmam que essa proposta facilitará a regularização de áreas da União que hoje são ocupadas ilegalmente por grileiros e desmatadores, permitindo dar a criminosos ambientais o título das propriedades.

No entanto, o autor do projeto, o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), defende que a proposta retirará muitos agricultores da ilegalidade. “Serão mais de 300 mil agricultores, muitos deles chamados pelo próprio governo [para a região], que vivem o sonho da terra própria mas não podem nem vender a sua modesta produção com nota fiscal quando conseguem produzir”, afirmou.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Câmara dos DeputadosRegularização fundiária

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais