Voto impresso: qual será o peso das manifestações?
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A proposta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro de instituir o voto impresso tem o apoio da maioria da opinião pública (46%), aponta a pesquisa divulgada hoje (26) pelo PoderData. Na sondagem anterior, realizada em maio, 40% eram favoráveis à medida.

Por outro lado, caiu de 46% para 40% o percentual dos entrevistados que são contrários à criação de um comprovante impresso para o voto eletrônico nas eleições. 14% não souberam responder, mesmo índice da sondagem de maio. A margem de erro da sondagem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o PoderData, os setores que mais aprovam o voto impresso são as pessoas com 60 anos de idade ou mais (51%), habitantes da região Sul (59%), com ensino fundamental (58%) e renda mensal acima de 10 salários mínimos (56%).

Os que mais rejeitam o voto impresso são os entrevistados da região Norte (63%), com ensino superior (59%) e renda mensal de 5 a 10 salários (61%).


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Autor

  • Graduanda em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Tem passagem como repórter pelo Jornal de Brasília, Correio Braziliense e Brazilian Press. Como produtora atuou no SBT Brasília. No O Brasilianista cobre economia e política.