Foto: Divulgação/Josué Damacena

Um novo projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados busca incluir na Lei da Vacina a realização, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos planos de saúde, de teste de anticorpos neutralizantes da covid-19. De acordo com a proposta, os casos a serem abrangidos pela proposta serão definidos posteriormente em regulamento.

O autor do PL 2049/21, o deputado Edilázio Júnior (PSD-MA), justifica a matéria com a ocorrência de casos em que a pessoa que recebeu a vacina contra a Covid-19 não desenvolveu anticorpos neutralizantes, mesmo após a administração de duas doses de vacina. A preocupação, segundo ele, é com idosos e pacientes com comorbidades.

O deputado explicou que o exame mostra a proteção do indivíduo em dado momento, pois os anticorpos podem reduzir com o tempo. Dependendo do resultado, pode haver a necessidade de indicar a necessidade de aplicação de um boost vacinal.

O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.