5G: Porto de Santos receberá projeto piloto da tecnologia
Foto: Divulgação/Wikipedia

O Complexo Portuário de Santos sediará um projeto piloto, ou seja, de testes, para instalação e funcionamento do 5G standalone — também chamado de “5G puro”. Os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura) debateram, na última quarta-feira (21), os arranjos necessários para levar a tecnologia ao Porto, inaugurando as iniciativas que visam à potencialização do setor. A data de instalação da nova tecnologia no complexo, entretanto, ainda não foi definida.

Considerado o maior complexo portuário da América Latina, Santos é, de acordo com o governo federal, responsável por aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro. Dessa forma, cerca de um quarto de todo o comércio internacional do país passam pelo local. “A tecnologia 5G ampliará a conectividade no setor portuário brasileiro. Com isso, iremos otimizar as operações, aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento da economia do país”, afirmou Faria.

Além disso, os ministros também debateram os impactos do leilão do 5G, que está previsto para ocorrer até o final de 2021, no setor de transportes. Um dos compromissos previstos no edital é a ampliação da cobertura de internet 4G para 48 mil quilômetros de rodovias federais.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Assine o Arko Private, serviço Arko para pessoa física, e tenha acesso exclusivo a um canal privado de interatividade e alertas em tempo real, além de relatórios, Lives Exclusivas e eventos especiais com figuras notáveis da nossa rede de contatos.