A atração de investimentos privados para projetos de ciência, tecnologia e inovação é uma prioridade do Brasil, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A declaração foi feita durante a terceira edição do Webinário Caminhos para o Transbordamento, na última quinta-feira (15), cujo tema foi “Construindo Entregas para o Transbordamento da Ciência à Inovação nas Empresas”.
Segundo o ministro Marcos Pontes, o ideal é que o Brasil chegue ao nível da Coreia do Sul, que tem 78% de investimentos privados e 22% de investimento público no setor de ciência, tecnologia e inovações. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), todavia, recursos privados são cerca de 35% dos investimentos no setor de inovações brasileiro. Os outros 65% são oriundos de dinheiro público.
O secretário de Estruturas Financeiras e de Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), Marcelo Meirelles, reforçou que o webinário é uma forma de enfrentar uma lacuna no país: o Brasil é o 13º país do mundo em produção de conhecimento científico, mas ocupa a 62ª posição no ranking global de inovação. “Uma das questões é como fazer esse caminho de levar o conhecimento gerado para a indústria transformar em inovação efetiva. Essa foi a ideia que gerou o Caminhos para o Transbordamento”, explicou.
A íntegra do III Webinário Caminhos para o Transbordamento está disponível no canal do MCTI no YouTube