Concessões: governo garantiu mais de 73 bi para a infraestrutura de transportes desde 2019
Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA/FotosPúblicas

O governo Federal entregou, na última sexta-feira (18), o trecho pavimentado da rodovia BR-230/PA, a Transamazônica, no interior do Pará. O valor total investido, de acordo com o Palácio do Planalto, é de R$ 428,6 milhões.

Segundo o Planalto, as obras do trecho de 102 quilômetros da Transamazônica estavam paradas há oito anos e foram retomadas pelo governo Federal em 2019, que concluiu a pavimentação de 56 quilômetros da travessia entre os municípios de Itupiranga e Novo Repartimento. A revitalização da via pode beneficiar, nos cálculos do governo Bolsonaro, cerca de 500 mil pessoas no interior do Pará, além de melhorar o escoamento da produção, dar mais segurança no trajeto e economia no tempo de viagem.

No intuito de formalizar a entrega das obras, o governo Federal realizou um evento em Novo Repartimento e contou com a presença, além do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na cerimônia, além das festividades, o Ministério da Infraestrutura assinou uma ordem de serviço de R$ 202 milhões para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Xingu. A construção está prevista para iniciar em 2022, após elaboração e aprovação de projeto. A execução da ponte está estimada em dois anos e ligará as regiões Tapajós, Xingu e Carajás, além de passar por cidades como Santarém, Altamira e Marabá.

A população que, atualmente, depende de balsas para fazer o trajeto também será atendida com a obra. A expectativa é que sejam beneficiadas 300 mil pessoas.

Essas, e outras notícias, você também encontra na Arko Advice e no portal O Brasilianista