Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Após atender todos os critérios estabelecidos pela Instrução Normativa 57/2019, a embarcação Delfim, do Rio Grande do Sul, recebeu certificação para participar da cadeia de produtos de pesca para exportação à União Europeia. Essa é a primeira vez que Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), habilita uma embarcação para essa finalidade.

Segundo a SAP, a efetivação desse processo representa relevante passo da pasta no atendimento às recomendações da autoridade sanitária do bloco europeu, para adequação da etapa primária da cadeia produtiva com vistas à reabertura de exportações de produtos da pesca à UE.

À embarcação pesqueira Yago F, de Santa Catarina, também foi emitida a certificação, pois atendeu aos critérios e requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias a bordo previstos na Portaria SAP-MAPA 310/2020, e pode, portanto, fornecer matéria-prima para processamento de produtos da pesca destinados ao mercado nacional e internacional, com exceção da União Europeia.